Comemoração do Dia Mundial da Terra

No dia 22 de abril, as turmas 5º2, 6º4 e 8º1 participaram nas atividades de sensibilização ambiental, dinamizadas pelo Parque Ecológico do Funchal, para assinalar o Dia Mundial da Terra, com o objetivo de sensibilizar para os problemas da sobrepopulação, da poluição e da importância da conservação da biodiversidade. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Carla Velosa, Nadea Barros, Sónia Bastos e Andreia Gordo.

Os alunos fizeram um percurso pedestre na área envolvente do parque ao longo do qual puderam conhecer os projetos de conservação e manutenção dos ecossistemas. Terminaram com a visita colocando num painel uma medida de como poderão contribuir para a preservação do nosso planeta e visitaram a exposição permanente e interativa.

Foi uma iniciativa deveras interessante e enriquecedora que fez com que aos alunos realizassem as atividades com empenho e entusiasmo.

 

Equipa Eco-Escolas

Free Joomla Lightbox Gallery

Semana Eco-Escolas – Divulgação das frases vencedoras no painel do Eco-Código dos Louros e entrega de prémios aos alunos vencedores.

No passado dia 22 de março, decorreu a divulgação e entrega de prémios aos alunos vencedores das frases do Eco Código para a nossa escola. Participaram todos os alunos dos três edifícios, sendo que no edifício sede as mesmas foram criadas nas aulas de Ciências Naturais, consoante o tema que lhes foi atribuído, e nas escolas de São Filipe e de São Gonçalo com a orientação das professoras titulares das turmas.

O Eco-Código passará a estar exposto no painel Eco-Escolas, à entrada da cantina da escola, na página web da escola e em QR CODE nas salas de aula.

 

As frases vencedoras foram:

ÁGUA - A água deves poupar e parar de desperdiçar.

Nathalia – 5º 1 (Edifício Sede)

ENERGIA - Cortinas afastadas, luzes apagadas. 

Salvador Jesus - 2º Ano (Edifício São Gonçalo)

RESÍDUOS - Ao reduzir, reutilizar e a reciclar, já estás a ajudar.

Núria Costa - 6.º4 (Edifício Sede)

ESPAÇOS EXTERIORES - Para os espaços limpos deixar, lixo no chão não vou deitar.

Matilde - 3.º ano (Edifício São Filipe)

GEODIVERSIDADE - A geodiversidade conhecer, para a poder proteger.

Leonardo – 6.º3 (Edifício Sede)

BIODIVERSIDADE - Para a biodiversidade manter, a natureza vou ter de proteger.

Carlota - 3.º ano (Edifício São Filipe)

AGRICULTURA BIOLÓGICA - Sem produtos químicos, a nós e à natureza estamos a ajudar.

Kyara Sousa - 2.º ano (Edifício São Gonçalo)

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL - Tudo o que está no prato irei comer, para o desperdício alimentar combater.

Clara 3ºB - Ano (Edifício São Filipe)

MAR - Não poluir o mar, e sim ajudar. 

Lara Gomes - 4º Ano (Edifício São Gonçalo)

FLORESTA – Se as florestas queimares, fontes de oxigénio estás a desperdiçar.

Tiago Carvalho 6.º2 (Edifício Sede)

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS - Produtos tóxicos não usar, para não poluir o ar.

José Sampaio – 4º Ano (Edifício São Gonçalo)

MOBILIDADE - Andar a pé e a bicicleta usar, o planeta vais ajudar.

Salvador Jesus – 2º Ano (Edifício São Gonçalo)

RUÍDO - O barulho incomoda e prejudica a saúde. Faz silêncio!

Lourenço Correia – 2º Ano (Edifício São Gonçalo)

 

Free Joomla Lightbox Gallery

Semana do Eco-Escolas – Dia Mundial da Água

No âmbito do Dia Mundial da Água, os alunos das turmas 1 e 3 do 5º ano, participaram numa ação de sensibilização, intitulada, "Água, um passaporte para a vida!", dinamizada pela Dra. Cátia Freitas, da Câmara Municipal do Funchal. 

Os alunos do 5º1 e 5º2 criaram painel alertando toda a comunidade para a importância de poupar e preservar a água, um bem insubstituível à vida. 

Free Joomla Lightbox Gallery

Semana Eco-Escolas - Dia Mundial da Floresta

No dia 21 de março a nossa escola comemorou o Dia Mundial da Floresta com a plantação, no jardim da escola, de dois Massarocos (Echium nervosum), quatro Estreleiras (Argyranthemum dissectum), um Marmulano (Sideroxylon marmulano), um Ensaião (Aeonium glutinosum), uma Oliveira Brava (Olea maderensis), dois Jasmineiro Branco (Jasminum azoricum), Buxo da Rocha (chamaemeles coriácea) e uma Perpétua de São Lourenço (Helichrysum devium). Estas plantas endémicas da Madeira foram gentilmente cedidas pelo Jardim Botânico da Madeira. Vários alunos do 5º ao 9º ano, acompanhados das três professoras do projeto Eco-Escolas plantaram estes arbustos endémicos.  

Também foi comemorado o Dia Mundial da Poesia, com a declamação de um poema “Uma árvore, um amigo”, pelos alunos da sub-turma do 6º4, na cantina da escola. No pátio exterior estavam expostos cataventos, elaborados pelo aluno Henrique Olival do 7º3, com materiais reciclados e com poemas alusivos às árvores e florestas.

Free Joomla Lightbox Gallery

Auditoria Ambiental Eco-Escolas

A realização da Auditoria Ambiental à escola/instituição que desenvolve o Programa Eco-Escolas, é um dos 7 passos obrigatórios, e visa inspirar e adequar a realização do Plano de Ação. Pretende identificar os pontos fortes e os aspetos a melhorar em termos de sustentabilidade visando globalmente melhorar a gestão ambiental da instituição, e ainda, incrementar comportamentos mais sustentáveis nos intervenientes.

 Inquérito aos alunos

  • Inquérito A - para os Encarregados de Educação de: alunos de pré-escolar; alunos de 1º ano do 1º ciclo.
  • Inquérito B para crianças do 1º ciclo.
  • Inquérito C para jovens do 2º e 3º ciclos.

 

 

 

Este site utiliza cookies

Este site utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Sempre que necessitar pode consultar a nossa Política de Privacidade.